Graduação EAD em Biblioteconomia
Sobre o Curso
O Curso de Biblioteconomia contempla um projeto pedagógico interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação do conhecimento em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa. Garante uma formação básica sólida, ampla e permanente, de ajustamento às rápidas transformações sociais geradas pelo desenvolvimento das ciências e da tecnologia, apontando para a criatividade e a inovação; condições básicas ao atendimento das diferentes vocações e ao desenvolvimento de competências. O curso visa à capacitação de competências profissionais criando condições para articular, mobilizar e colocar em ação habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do trabalho.
Reconhecimento pela PORTARIA N° 122 DE 27 DE MARÇO DE 2024.
Mensalidades: 👉 R$ 285,00
Saiba mais
A complexidade da sociedade contemporânea impõe desafios que exigem esforços consideráveis para a transformação da realidade adversa, uma vez que a melhoria das condições de vida da população em geral deve estar apoiada na concentração da produção da riqueza e da renda.
É consenso entre os especialistas que a variável educação se constitui como um forte indutor da produção de riqueza entre as nações. Por essa ser uma das principais variáveis, muitos países buscam a promoção do desenvolvimento por meio de investimento no setor educacional. Isso implica em oferecer uma formação de base sólida e uma educação de qualidade. Pesquisas apontam que os países que melhoraram seus indicadores socioeconômicos investiram, estrategicamente, em educação e, desta forma, adequaram a formação humana às exigências do capital e necessidades do mundo do trabalho. Assim, os investimentos nas políticas de crescimento econômico exigem uma formação profissional com qualificação e requalificação, para que promova a empregabilidade o que necessariamente envolve a melhoria contínua da escolarização, influenciando de forma qualitativa as condições de vida da população.
O Curso de Biblioteconomia tem a finalidade de promover uma formação de qualidade para que o Bibliotecário, considerando a produção e difusão de conhecimentos, a reflexão crítica sobre a realidade social em que se encontram envolvidos, capazes de atuar junto a instituições e serviços que demandem intervenções de natureza e alcance diversificados: bibliotecas, centros de documentação ou informação, centros culturais, serviços ou redes de informação, órgãos de gestão do patrimônio cultural. Desta forma o Curso de Biblioteconomia representará a possibilidade de integração de novos sujeitos à comunidade maranhense, sejam eles: cidadãos leitores, estudiosos, pesquisadores e professores que desempenham as suas funções com competência e dignidade. Portanto, proporcionar aos cidadãos saber técnico, criticidade, autonomia e princípios éticos na área de sua escolha significa contribuir para o exercício pleno da cidadania e para as transformações sociais. Consequentemente estarão ao alcance da comunidade oportunidades reais de qualificação, de trabalho, de crescimento social e econômico para a sustentabilidade e crescimento do país.
Conforme os Pareceres CNE/CES 492/2001, 1.363/2001 e a Resolução CNE/CES n.º 19, de 13 de março de 2002 que disciplina as Diretrizes Curriculares do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia, modalidade a distância da FAP, o processo pedagógico de formação do bibliotecário, deverá desenvolver um conjunto de competências e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso. São as competências desenvolvidas, compreendidas nos conteúdos curriculares dos componentes curriculares/disciplinas, que vão configurar o perfil do profissional desejado, garantindo assim a identidade da categoria profissional. A atuação do bibliotecário consiste na identificação de oportunidades, diagnóstico, análise e solução de problemas organizacionais; na observação de níveis graduais dos processos de tomada de decisão; no desenvolvimento gerencial adequado às situações-problemas; em assimilar as inovações tecnológicas; em apresentar flexibilidade curricular e adaptabilidade na resolução de situações diversas, presentes ou emergentes e nos vários segmentos do campo de atuação. Neste contexto, o perfil profissional do curso está pensado em observância as especialidades das funções descritas a seguir:
a) gestor de unidades de informação;
b) técnico no tratamento da informação;
c) mediador e educador no uso de recursos informacionais;
d) agente social na disseminação da informação;
e) consultor no campo informacional.
O bacharel em Biblioteconomia poderá exercer função em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, OSCs, clubes e associações.
Atualmente, a atuação tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, atribuindo para isso os sistemas de informática e a internet.
A estrutura curricular do Curso de Biblioteconomia encontra-se organizada através dos Núcleos Estruturantes: Núcleo de Conteúdos de Formação Básica, Núcleo de Conteúdos de Formação Específica ou Profissionalizante e do Núcleo de Conteúdos de Formação Complementar, agrupados de forma articulada e integrada aos módulos, eixos interdisciplinares, componentes curriculares/disciplinas, aos objetivos propostos e respectivas cargas horárias, parte integrante da matriz curricular do curso. O curso funcionará nos turnos diurno e noturno, em regime modular, com a oferta de 600 (seiscentas) vagas anuais, com carga horária total de 3.100 (três mil e cem) horas equivalentes a 138 (cento e quarenta e oito) créditos, distribuídos em núcleos estruturantes da formação profissional de acordo com o Parecer CNE/CES N.º 492/2001 e a Resolução CNE/CES n.º 19/02 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso. Além disso, também há as escutas, diálogos e definições propostas pelo NDE e órgão colegiados.
O Núcleo de Conteúdos de Formação Básica constitui-se de fundamentos sociais, políticos, culturais e educacionais das diferentes áreas e conhecimentos pedagógicos, filosóficos, históricos, antropológicos, psicológicos, linguísticos, sociológicos, econômicos, ecossociais, ambientais e da realidade, articulados aos princípios de justiça social, respeito à diversidade, promoção da participação e gestão democrática, necessários ao desenvolvimento da pessoa, das organizações e da sociedade.
O Núcleo de Conteúdos de Formação Específica ou Profissionalizante é composto dos componentes curriculares/disciplinas, alinhadas às competências necessárias ao bibliotecário, conforme Parecer CNE 492/2001 e as Diretrizes Nacionais Curriculares. Tais conteúdos de formação estão organizados em relação a cada uma das identidades profissionais, no qual se inscreve a formação do egresso do Curso.
O Núcleo de Conteúdos de Formação Complementar é composto dos componentes curriculares/disciplinas optativos e das atividades acadêmicas complementares, que visam propiciar aos alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar. Tais componentes curriculares/disciplinas optativos, além dos cursados no próprio curso, podem ser cursados e validados em componentes currículos/disciplinas do Núcleo Estruturantes de outros cursos de áreas afins das grandes áreas de ciências sociais aplicadas e das ciências humanas.
Esses conteúdos estão contemplados em disciplinas na estrutura curricular do Curso, conforme exposto no quadro da Matriz Curricular.
A Coordenação do Curso de Graduação em Biblioteconomia da FAP/EaD é o órgão executivo responsável pelo desenvolvimento das políticas de ensino, de iniciação à pesquisa e de extensão e pela condução da gestão das atividades acadêmicas do curso. O Coordenador de Curso é o profissional com qualificação e habilitação profissional na área do curso, cabendo a ele organizar, planejar e executar as atividades didático-pedagógica da Coordenação do Curso. É também o presidente nato do Colegiado de Curso (CC) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). O Coordenador de Curso é escolhido pela Direção de Ensino devendo, preferencialmente, permanecer na função por um período de pelo menos 3 (três) anos. Na sua contratação, é observada a titulação, experiência acadêmico-administrativa e profissional e a disponibilidade de horário para a Instituição.