Graduação EAD em Administração
Sobre o Curso
O Curso de Administração é reconhecido pela sua importância na formação de profissionais com competências e habilidades requeridas na área de gestão, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento da região onde ele está inserido. O preparo de profissionais que exerçam suas funções com capacidade ética e técnica, também voltados para os problemas estruturais, sociais e ambientais da região o qual está inserido não pode parar. Para tanto, faz-se imprescindível a formação e capacitação para estes profissionais.
A atuação do Administrador deve compreender e reconhecer as habilidades conceituais das diversas funções numa organização, contemplando também, a responsabilidade social como agente de mudança no contexto no qual está inserido. O profissional formado em Administração estará pronto para trabalhar em diferentes áreas nas empresas e em qualquer nível. Pode trabalhar como líder de equipe, gerente, diretor, executivo e como consultor.
Reconhecimento pela PORTARIA N° 122 DE 27 DE MARÇO DE 2024.
Mensalidades: 👉 R$ 325,00
Saiba mais
O Curso de Administração tem a finalidade de oferecer uma formação de qualidade para que o profissional tenha propriedade em exercer sua função, considerando os aspectos culturais, técnicos e científicos que possibilitem aos futuros profissionais, a interpretação e intervenção da realidade, a partir das vivências do tripé ensino, iniciação à pesquisa e extensão.
O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da FAP está sistematizado segundo os critérios da investigação científica e do apoio às discussões, produções e execuções de propostas que oportunizem a formação do profissional e o capacite a participar conscientemente da evolução do mundo moderno, capaz de fazer uso de novas tecnologias, de gerir de forma autônoma e empreendedora o seu processo de formação profissional.
Neste sentido, a formação do Administrador é caracterizada pela produção de conhecimentos relacionados à capacidade de intervir no meio sociocultural, para a satisfação da necessidade de mudanças a partir do diálogo com a sociedade e movimentos sociais (sindicatos, organizações não governamentais, organizações públicas ou privadas), pondo em prática uma política educacional adequada aos requisitos básicos das instituições.
Tendo como base as Diretrizes Curriculares do Curso de Administração, Resolução CNE/CES Nº 5 de 14/10/2021, o Curso de Administração pautar-se-á nos seguintes princípios:
Articulação e integralização entre teoria e prática;
A interdisciplinaridade;
Contextualização;
Articulação entre as diferentes esferas da formação e da práxis;
O aluno como sujeito ativo do processo de construção e reconstrução do conhecimento;
Flexibilidade.
A atuação do administrador deve compreender e reconhecer as habilidades conceituais das diversas funções numa organização, contemplando também, a responsabilidade social como agente de mudança no contexto no qual está inserido.
Norteados pelos princípios que articulam e integralizam teoria e prática, e os eixos de interdisciplinaridade, contextualização, articulação que interrelacionam a formação e a prática, do bacharel como construtor e reconstrutor do conhecimento, o Curso de Administração está organizado metodologicamente pautado na construção do conhecimento contextualizando, articulando e integralizando as teorias e as práticas em diferentes linguagens, tecnologias e conteúdos historicamente constituídos, compreendendo o aluno como sujeito ativo desse processo.
Nesta proposta, a interdisciplinaridade, constitui-se em um desafio capaz de superar a cultura escolar rígida e fragmentada, que de modo geral, estão presentes no currículo do Curso de Administração e que justapõem as disciplinas básicas, específicas e profissionais para trabalhá-las de forma sistemática, integrada.
A flexibilidade é um princípio que se reflete na construção dos currículos em diferentes perspectivas: na eliminação da rigidez estrutural do curso, na organização dos tempos e espaços e no tratamento dos conteúdos.
O aluno do Curso de Administração terá uma formação humanística e técnica voltada para o desenvolvimento de uma consciência cultural e crítico-valorativa a respeito das atividades pertinentes ao seu campo profissional, que o capacitem a influenciar as mudanças, tanto no que se refere às alterações estruturais, quanto aos processos administrativos e comportamentais nas várias organizações sociais (empresas públicas e privadas, terceiro setor).
O Curso de Bacharelado em Administração na modalidade a distância, no processo pedagógico de formação de seus profissionais, deverá desenvolver um conjunto de competências e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso.
São as competências desenvolvidas com base em conteúdos e vivências internas e externas à academia que vão configurar o perfil do profissional desejado, garantindo a identidade profissional do Administrador. Sua atuação consiste na capacidade construída de saber identificar as oportunidades, desenvolver diagnósticos e analisar situações, apontando soluções na resoluções de problemas organizacionais; na observação dos processos e níveis graduais de tomada de decisão; de gerenciamento adequado de situações de conflitos; de adoção de novas informações e tecnologias; e em apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação.
A administração contemporânea, para a sustentabilidade, requer dos profissionais uma atuação empreendedora, baseada no cenário da competitividade, nos arranjos produtivos da cadeia de negócios e na qualidade de produtos e serviços. Considera-se que a produtividade passa pelo dinamismo, sistematização, capacidade de interação e de participação resiliente da vida humana e das organizações.
A sociedade atual exige um profissional consciente de suas responsabilidades, visando à obtenção de conhecimentos fundamentais para um trabalho coletivo e organizado, adequado às mudanças e às exigências da ciência e da tecnologia.
Para a consolidação desse perfil do Administrador, o curso pretende formar os seus profissionais qualificados para o mundo do trabalho com vistas à melhoria dos processos de gestão.
O Curso de Administração funciona na modalidade a distância, em regime modular, com 600 (seiscentas) vagas, ofertadas anualmente por meio de processos seletivos, com entrada semestral, conforme Portaria Ministerial Nº 122 de 27 de março de 2024 e está organizado em (quatro) Módulos e 8 (oito) Eixos Interdisciplinares, funcionará em todos os turnos, nos sete dias da semana, com carga horária total de 3.100 (três mil e cem), equivalentes a 900 horas de Conteúdos de Formação Básica; 1740 horas de Conteúdos de Formação Profissional; 180 horas de Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias e 280 horas de Conteúdos de Formação Complementar, sendo os conteúdos obrigatórios, equivalentes a 144 (cento e quarenta e três) créditos, distribuídos em campos interligados de formação de acordo com a Resolução CNE/CES n.º 04 de 13 julho de 2005.
O prazo de integralização curricular corresponde ao tempo mínimo de 4 (quatro) anos, equivalentes a 8 (oito) semestres letivos e no tempo máximo de 6 (seis) anos, equivalentes a 12 (doze) semestres letivos. A carga horária total do curso está distribuída em 2.520 (duas mil, quinhentos e vinte) horas; 120 (cento e vinte) horas de Componentes Curriculares Eletivos; 160 (cento e sessenta) horas de Atividades Acadêmicas Complementares e 300 (trezentas) horas de Estágio Curricular Supervisionado.
A organização curricular do curso contempla os conteúdos curriculares que revelam inter-relações com o cenário econômico e financeiro, nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada, considerando os parâmetros, normas e regulamentações vigentes para a formação do administrador, e ainda os campos interligados de formação: Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional, Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias e Conteúdos de Formação Complementar.
Esses conteúdos estão contemplados em disciplinas na estrutura curricular do Curso, conforme exposto no quadro da Matriz Curricular.
A Coordenação do Curso de Graduação em Administração é o órgão executivo responsável pelo desenvolvimento das políticas de ensino, de iniciação à pesquisa e de extensão e pela condução da gestão das atividades acadêmicas do curso. O Coordenador de Curso é o profissional com qualificação e habilitação profissional na área do curso, cabendo a ele organizar, planejar e executar as atividades didático-pedagógica da Coordenação do Curso. É também o presidente nato do Colegiado de Curso (CC) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). O Coordenador de Curso é escolhido pela Direção de Ensino devendo, preferencialmente, permanecer na função por um período de pelo menos 3 (três) anos. Na sua contratação, é observada a titulação, experiência acadêmico-administrativa e profissional, e a disponibilidade de horário para a Instituição.