Graduação em Fisioterapia
Sobre o Curso
No curso de Fisioterapia oferecido, os estudantes adquirem habilidades para tratar e prevenir doenças e lesões dos músculos e ossos por meio da aplicação de técnicas e exercícios. Além disso, são capacitados para diagnosticar doenças decorrentes de acidentes ou má postura, e aplicar terapias que visam restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente.
Reconhecimento renovado pela PORTARIA Nº 1.117, de 23 de dezembro de 2022
Mensalidades: 👉 R$ 967,86
Saiba mais
A formação na área da Fisioterapia deve viabilizar a apreensão e compreensão de saberes teórico-metodológica, éticos e políticos para o exercício das atividades profissionais do Fisioterapeuta como requisitos essenciais para o atendimento à saúde da comunidade na qual é integrante, sobretudo, em suas especificidades, demandas sociais, prevenção e conscientização dos cuidados com a saúde, o bem estar dos cidadãos, o papel social da profissão no âmbito local, regional, nacional e internacional e no enfrentamento destas questões em espaços públicos e privados.
Nesta perspectiva, no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação de Bacharelado em Fisioterapia, a competência é entendida como o conjunto dos recursos e saberes científicos mobilizados para o agir, principalmente, porque as “[…] competências tratam sempre de alguma forma de atuação, existindo apenas ‘em situação’ e, portanto, não podem ser aprendidas unicamente no plano teórico, nem no estritamente prático […]” (BRASIL, 2001).
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia instigam reflexões de natureza teórico-metodológica, que se caracterizam por uma nova qualidade no interior do debate profissional. A partir delas, surgem também produções teóricas e debates públicos em termos de refletir sobre as suas consequências práticas no plano da formação profissional. A qualidade exigida nessa lógica curricular impulsiona para a reflexão sobre os conteúdos essenciais das Ciências Sociais e Humanas, Biológicas e da Saúde, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos, qualificando o Fisioterapeuta para o exercício da profissão, incorporando novos conceitos e exigindo novos olhares.
Nesse caso, as mudanças no mundo do trabalho e as novas configurações da sociedade contemporânea em suas políticas de assistência à saúde, são imperativas na exigência de um novo perfil de profissional e, consequentemente, de formação profissional, que responda aos novos processos de trabalho e às novas demandas sociais, cujo conhecimento se alimenta e se reconstrói a partir de uma prática social significativa que pressupõe uma sólida formação teórica, compreendendo que:
A Fisioterapia se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social como uma profissão interventiva, cujo objeto se delineia a partir das manifestações da questão saúde social assistida;
A relação da Fisioterapia com a questão de saúde – matéria prima da intervenção do Fisioterapeuta – é mediatizada por processos sócios históricos e teóricos metodológicos inerentes ao seu processo de trabalho;
O agravamento da questão da saúde, a partir do processo de reestruturação produtiva no Brasil e da implementação do projeto neoliberal, impõe mudanças no campo de ação da saúde e da Fisioterapia;
O processo de trabalho do Fisioterapeuta é determinado pelas configurações estruturais e conjunturais da questão social da saúde e pelas formas históricas que o seu enfrentamento conforma, através das políticas e lutas sociais área e da categoria.
Entende-se que é necessário assegurar, na formação do profissional de Fisioterapia, a sistematização e o aprofundamento de conceitos, saberes e relações expressas nas e pelos eixos de conteúdos essenciais que compõem os componentes curriculares.
O Curso de Graduação de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade do Baixo Parnaíba considera que os desenhos e os recortes sistêmicos, estruturais e conjunturais da realidade social emergente, devem ser observados no processo de formação profissional, tendo em vista que, tanto o Estado, como município, os profissionais e a comunidade tem, historicamente, na área da saúde, seus maiores desafios e enfrentamentos. Sendo assim, a FAP propõe que a formação do Fisioterapeuta tenha a expertise técnico-científica, acadêmica e ética, considerando as habilidades propositivas e as particularidades da profissão e corresponda às demandas da área da saúde e da Fisioterapia.
A FAP, ao implantar o Curso de Bacharelado em Fisioterapia, conforme Art. 3º e 5º da Resolução CNE /CES Nº 4 de 19 de fevereiro de 2002, tem como perfil do formando egresso, profissionais reflexivos capazes de analisar, investigar e agir sob as diferentes manifestações e demandas que requer a área da saúde e da fisioterapia, assim como, planejar, implementar e avaliar as políticas, planos, programas e projetos, constituindo-se:
Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual;
O Fisioterapeuta deverá ter visão ampla e global de seus saberes e fazeres, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade;
Profissional capaz de assumir o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, como objeto de estudo, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação;
Profissional que corresponde às demandas sociais e históricas dos usuários dos serviços da saúde, respeitando e comprometendo-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética dos Profissionais de Fisioterapia.
Os profissionais da área da saúde devem estar fundamentados em referenciais teórico-práticos, necessário ao desempenho da prática profissional nos organismos público e privado, de forma competente, favorecendo, assim, a prática da reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos sócio-históricos e metodológicos, à luz de diferentes teorias.
Dessa forma, o trabalho estará comprometido com a prática investigativa, com a produção e difusão do saber sistematizado e com a formação do cidadão. Dotando-o de capacidades para agir conscientemente da evolução do mundo contemporâneo.
A estrutura curricular do curso está organizada em sistema de créditos, funcionará nos turnos vespertino e noturno, em regime semestral, com 75 (setenta e cinco) vagas anuais, totalizando uma carga horária de 4.180 (quatro mil e cento e oitenta horas, equivalentes e 179 (cento e setenta e nove ) créditos, distribuídos em campos interligados de formação, de acordo com a Resolução CNE/CES Nº 4/2002 e a CNE/CES Nº 4 de 6 de abril de 2009 que institui as Diretrizes Curriculares e a Carga Horária para os Cursos de Graduação em Fisioterapia. O prazo de integralização curricular corresponde ao tempo mínimo de 5 (cinco) anos, equivalendo a 10 (dez) semestres e no máximo de 14 (quatorze) semestres.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), Prof.ª Dra. Elis Cabral Victor, possui graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Nove de Julho (2010), graduação em Formação em Cuidados geriátricos domiciliares pela Universidade Nove de Julho (2009), mestrado em Biofotônica aplicada às Ciências da Saúde pela Universidade Nove de Julho (2013) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2021). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia manual, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, insuficiência renal crônica, educação em saúde, qualidade de vida, saúde pública e esporte.