Graduação em Administração
Sobre o Curso
A atuação do Administrador deve compreender e reconhecer as habilidades conceituais das diversas funções numa organização, contemplando também, a responsabilidade social como agente de mudança no contexto no qual está inserido. O profissional formado em Administração estará pronto para trabalhar em diferentes áreas nas empresas e em qualquer nível. Pode trabalhar como líder de equipe, gerente, diretor, executivo e como consultor.
Reconhecimento renovado pela PORTARIA Nº 207, DE 25 DE JUNHO DE 2020
Mensalidades: 👉 R$ 1.033,28
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O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da FAP está sistematizado segundo os critérios da investigação científica e do apoio às discussões, produções e execuções de propostas que oportunizem a formação do profissional e o capacite a participar conscientemente da evolução do mundo moderno, capaz de fazer uso de novas tecnologias, de gerir de forma autônoma e empreendedora o seu processo de formação profissional.
Neste sentido, a formação do Administrador é caracterizada pela produção de conhecimentos relacionados à capacidade de intervir no meio sociocultural, para a satisfação da necessidade de mudanças a partir do diálogo com a sociedade e movimentos sociais (sindicatos, organizações não governamentais, organizações públicas ou privadas), pondo em prática uma política educacional adequada aos requisitos básicos das instituições.
Tendo como base as Diretrizes Curriculares do Curso de Administração, Resolução CNE/CES Nº 5 de 14/10/2021, o Curso de Administração pautar-se-á nos seguintes princípios:
Articulação e integralização entre teoria e prática;
A interdisciplinaridade;
Contextualização;
Articulação entre as diferentes esferas da formação e da práxis;
O aluno como sujeito ativo do processo de construção e reconstrução do conhecimento;
Flexibilidade.
A atuação do administrador deve compreender e reconhecer as habilidades conceituais das diversas funções numa organização, contemplando também, a responsabilidade social como agente de mudança no contexto no qual está inserido.
Norteados pelos princípios que articulam e integralizam teoria e prática, e os eixos de interdisciplinaridade, contextualização, articulação que interrelacionam a formação e a prática, do bacharel como construtor e reconstrutor do conhecimento, o Curso de Administração está organizado metodologicamente pautado na construção do conhecimento contextualizando, articulando e integralizando as teorias e as práticas em diferentes linguagens, tecnologias e conteúdos historicamente constituídos, compreendendo o aluno como sujeito ativo desse processo.
Nesta proposta, a interdisciplinaridade, constitui-se em um desafio capaz de superar a cultura escolar rígida e fragmentada, que de modo geral, estão presentes no currículo do Curso de Administração e que justapõem as disciplinas básicas, específicas e profissionais para trabalhá-las de forma sistemática, integrada.
A flexibilidade é um princípio que se reflete na construção dos currículos em diferentes perspectivas: na eliminação da rigidez estrutural do curso, na organização dos tempos e espaços e no tratamento dos conteúdos.
O aluno do Curso de Administração terá uma formação humanística e técnica voltada para o desenvolvimento de uma consciência cultural e crítico-valorativa a respeito das atividades pertinentes ao seu campo profissional, que o capacitem a influenciar as mudanças, tanto no que se refere às alterações estruturais, quanto aos processos administrativos e comportamentais nas várias organizações sociais (empresas públicas e privadas, terceiro setor.)
O curso de graduação em Administração, no processo pedagógico de formação de seus profissionais, deverá desenvolver um conjunto de competências e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso. São as competências desenvolvidas com base em determinados conteúdos que vão configurar o perfil do profissional desejado, garantindo a identidade da categoria profissional.
Sua atuação consiste na identificação de oportunidades, diagnóstico, análise e solução de problemas organizacionais; na observação de níveis graduais dos processos de tomada de decisão; de desenvolver gerenciamento adequado às situações; em assimilar novas informações e tecnologias; em apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade no trato de situações diversas, presentes ou emergentes e nos vários segmentos do campo de atuação.
A administração moderna requer dos profissionais uma atuação baseada no cenário da competitividade, da busca pela qualidade dos produtos e serviços e pela produtividade, considerando-se o dinamismo, a sistematização, a capacidade de interação e de participação ativa na vida, como também na organização de sistemas gerenciais. A sociedade atual exige um profissional consciente de suas responsabilidades, visando à obtenção de conhecimentos fundamentais para um trabalho coletivo e organizado, adequado às mudanças e às exigências da ciência e da tecnologia.
Para a consolidação desse perfil do Administrador, o curso pretende formar os seus profissionais qualificados para o mundo do trabalho com vistas à melhoria dos processos de gestão.
O curso funciona no turno noturno, em regime semestral, com 80 (oitenta) vagas, ofertadas por meio de processos seletivos, com entrada semestral, conforme Portaria Ministerial Nº 207 de 25 de junho de 2020, com carga horária total de 3.320 (três mil e trezentos e vinte) horas, equivalentes a 154 (cento e cinquenta e quatro) créditos, distribuídos em campos interligados de formação de acordo com a Resolução CNE/CES nº 5/2021, que institui as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Administração. O prazo de integralização curricular corresponde ao tempo mínimo de 4 (quatro) anos, equivalentes a 8 (oito) semestres letivos e no tempo máximo de 6 (seis) anos, equivalentes a 12 (doze) semestres letivos.
A organização curricular do curso contempla os conteúdos que revelam interrelações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras distribuídos nos seguintes campos interligados de formação:
Conteúdos de Formação Geral: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos, contábeis e de ciências jurídicas, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e informação;
Conteúdos de Formação Técnico-Administrativa: relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviços;
Conteúdos de Formação Prático-Profissional: considerados os estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando e garantem a interação com o mercado de trabalho.
O aluno deverá obrigatoriamente cursar dentre as disciplinas eletivas 03(três), totalizando 120 horas para integralização do currículo.
Esses conteúdos estão contemplados em disciplinas na estrutura curricular do Curso, conforme exposto no quadro da Matriz Curricular.
O coordenador do curso de Administração da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), Prof. Joanderson Marques da Silva é Graduado em Administração pela Faculdade De Ciência e Educação do Caparaó. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Agronomia, pela Universidade Federal do Piauí. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA e Universidade Federal do Maranhão. Atualmente ocupa o cargo de professor universitário na Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP. Tem experiência na área de Administração e Agronomia.