Graduação EAD em Sistemas de Informação
Sobre o Curso
O Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, tem a finalidade de promover uma formação de qualidade para o Bacharel em Sistemas de Informação, considerando a produção e difusão de conhecimentos, a reflexão ética, crítica e criativa da realidade social em que se encontram envolvidos, capazes de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo de trabalho globalizado.
As competências, habilidades e o domínio dos conteúdos curriculares para o exercício da profissão, possibilitará aos futuros profissionais a capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também a sua aplicação de forma transdisciplinar, seja na identificação e resolução de problemas; nas vivências e compreensão dos contextos de práticas e da realidade do mundo de onde fala, interagi e intervém, contribuindo para o desenvolvimento de sua área.
Reconhecimento pela PORTARIA N° 122 DE 27 DE MARÇO DE 2024.
Mensalidades: 👉 R$ 425,00
Saiba mais
A oferta de Educação Superior, com qualidade, potencializa o desenvolvimento social, cultural e econômico e traz melhorias para a vida dos cidadãos que vivem no entorno geográfico da Instituição. Por isso, a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) é ciente de sua colaboração para a formação humana e qualificação da mão de obra local na cidade de Chapadinha e nos municípios circunvizinhos, com repercussão por todo o estado do Maranhão.
Considerando que as regiões nas quais se localizarão os polos desta IES possuem carências de ordem material e econômica que impedem a melhoria das condições de vida das suas respectivas populações, a FAP tem sido determinada ao assumir o compromisso diante da necessidade de intervir na realidade por meio da oferta da formação de Educação Superior, desafiando a lógica do contexto para transformá-la.
Nessa perspectiva, não tem medirá esforços para promover o acesso, a permanência e o sucesso dos que chegarem à Educação Superior, por acreditar no impacto positivo que se promove por meio da formação de recursos humanos para o desenvolvimento do estado do Maranhão. Na abrangência geográfica e política do Maranhão e do Piauí, nos 17 (dezessete) municípios que compõem os polos onde o curso de Sistemas de Informação será ofertado, ainda há algumas localidades que não possuem acesso a questões relativas ao domínio tecnológico. Nesse cenário, amplia-se a necessidade e a possibilidade de formar cidadãos capazes de lidar com o avanço da ciência e da tecnologia, prepará-los para se situar no mundo contemporâneo e dele participar de forma proativa na sociedade e no mundo do trabalho.
Portanto, as necessidades da sociedade, do Estado e do mercado vêm exigindo profissionais qualificados para enfrentar os diversos desafios impostos no atendimento aos anseios da população.
O Curso de Graduação em Sistemas de Informação, Bacharelado na modalidade a distância da Faculdade do Baixo Parnaíba pauta sua organização acadêmica curricular em metodologias problematizadoras e princípios filosóficos, psicológicos, éticos, como os dispostos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e nas Diretrizes Nacionais Curriculares da EaD e do Curso, disciplinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), compreendidas pelas contextualização, interdisciplinaridade, articulação teórico-prática e flexibilidade curricular, que norteiam a formação do profissional no Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Conforme os Pareceres CNE/CES Nº 136/2012 e a Resolução CNE/CES Nº 5, de 16 de novembro de 2016, que disciplina as Diretrizes Curriculares do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação o processo pedagógico de formação do profissional em sistemas de informação, deverá desenvolver um conjunto de competências e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso do curso. São as competências desenvolvidas, compreendidas nos conteúdos curriculares dos componentes curriculares/disciplinas, que vão configurar o perfil do profissional desejado, garantindo assim a identidade da categoria profissional. Sua atuação consiste na identificação de oportunidades, diagnóstico, análise e solução de problemas organizacionais; na observação de níveis graduais dos processos de tomada de decisão; no desenvolvimento gerencial adequado às situações-problemas; em assimilar as inovações tecnológicas; em apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade na resolução de situações diversas, presentes ou emergentes e nos vários segmentos do campo de atuação.
O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, modalidade a distância, requer dos profissionais uma atuação baseada no cenário da competitividade, da busca pela qualidade dos produtos e serviços e pela produtividade, considerando-se o dinamismo, a sistematização, a capacidade de interação e de participação ativa na vida, como também na organização de sistemas gerenciais.
A sociedade atual exige um profissional consciente de suas responsabilidades, visando à obtenção de conhecimentos fundamentais para um trabalho coletivo e organizado, adequado às mudanças e às exigências da ciência e da tecnologia. Assim, o perfil profissional almejado, deve ensejar um conjunto de níveis de proficiência técnica desenvolvido ao longo do curso, de modo a propiciar ao egresso, uma formação adequada às demandas do mundo e do mercado de trabalho contemporâneo, alinhados aos objetivos propostos no PPC, de acordo com as Diretrizes Curriculares da área de Computação e Informática, em conformidade com a ética e os valores da dignidade humana. Deve também, propiciar uma visão holística, multidisciplinar e interdisciplinar das diferentes áreas do conhecimento, permitindo ao egresso, adaptar-se às especialidades a que pretende dedicar-se.
Assim, deve-se buscar, sistematicamente, desenvolver os níveis de proficiência, buscando, a capacidade de compreensão de problemas do mundo real; a aplicabilidade dos conhecimentos construídos na busca para solucionar os problemas; capacidade de análise sistêmica dos problemas; capacidade de síntese e tomada de decisão para realizar e da sequência a projetos; capacidade de avaliação e autoavaliação dos processos e seus fluxos, incluindo o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe, características necessárias para o exercício profissional.
A estrutura curricular do Curso de Sistemas de Informação está pautada nos princípios pedagógicos da flexibilidade, da interdisciplinaridade, compatibilidade da carga horária total, articulada à integração teórico-prática e, a indissociabilidade entre ensino, iniciação a pesquisa e extensão.
A estrutura curricular encontra-se organizada através de 4 (quatro) Eixos de Formação: Eixo de Conteúdos de Formação Básica; Eixo de Conteúdos de Formação Humanística; Eixo de Conteúdos de Formação Tecnológica e o Eixo de Conteúdos de Formação Complementar. Tais eixos estão agrupados de forma articulada e integrada aos módulos, eixos interdisciplinares, conteúdos dos diferentes componentes curriculares/disciplinas, aos objetivos propostos e respectivas cargas horárias, proporcionando uma compreensão abrangente e profícua sobre a função e a importância de cada conteúdo na construção dos conhecimentos significativos e interdisciplinares, integrantes da matriz curricular do curso.
O curso funcionará nos turnos diurno e noturno, em regime modular, com a oferta de 600 (seiscentas) vagas anuais, com carga horária total de 3.100 (três mil e cem) horas equivalentes a 146 (cento e quarenta e seis) créditos, distribuídos em quatro eixos estruturantes da formação profissional de acordo com o Parecer CNE/CES Nº 136/2001, a Resolução CNE/CES Nº 5/2016, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso e os Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação.
Além disso, também há as escutas, diálogos e definições propostas pelo NDE e órgão colegiados. Para que se evite a fragmentação, o currículo encontra-se organizado de maneira que os componentes curriculares/disciplinas e as práticas pedagógicas se aglutinam em torno dos quatro eixos de formação: Eixo de Conteúdos de Formação Básica; Eixo de Conteúdos de Formação Humanística; Eixo de Conteúdos de Formação Tecnológica e o Eixo de Conteúdos de Formação Complementar, cada um deles é voltado para a constituição de um grupo de competências relativas a cada uma das dimensões presentes na formação do egresso.
A Coordenação do Curso de Graduação em Sistemas de Informação em EaD da FAP é o órgão executivo responsável pelo desenvolvimento das políticas de ensino, de iniciação à pesquisa e de extensão e pela condução da gestão das atividades acadêmicas do curso.
O Coordenador de Curso é o profissional com qualificação e habilitação profissional na área do curso, cabendo a ele, organizar, planejar e executar as atividades didático-pedagógica da Coordenação do Curso. É também o presidente nato do Colegiado de Curso (CC) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE). O Coordenador de Curso é escolhido pela Direção de Ensino devendo, preferencialmente, permanecer na função por um período de pelo menos 3 (três) anos. Na sua contratação é observada a titulação, experiência acadêmico-administrativa e profissional e a disponibilidade de horário para a Instituição