Licenciatura em Letras
Sobre o Curso
O curso tem o currículo voltado para a articulação da teoria e prática da docência, o que permite qualificar profissionais para o ensino da língua materna e língua inglesa nos níveis fundamental e médio, assim como em cursos de idiomas. Embora o licenciado esteja habilitado na área do magistério, o campo de trabalho não está restrito à sala de aula. Pode atuar, por exemplo, como revisor, crítico literário ou consultor.
HABILITAÇÃO: Português/Inglês e Respectivas Literaturas
Reconhecimento renovado pela Portaria Nº 916, de 27 de dezembro de 2018
Mensalidades: 👉 R$ 681,08
Saiba mais
O Curso de Licenciatura em Letras coloca-se, portanto, na perspectiva de formador de profissionais que devem ter como base de sua formação a capacidade de pensar e usar, de forma consciente e crítica, expressões verbais e outras linguagens em seus contextos referenciais e teóricos de modo a desempenhar o “papel de professor na figura de orientador que deverá responder não apenas pelo ensino de conteúdos programáticos, mas também pela qualidade da formação do aluno” (Parecer CNE/CES nº492/01).
No caso do Curso de Letras, o desenvolvimento das competências profissionais dos discentes dar-se-á com fundamento nos seguintes eixos norteadores ou princípios que permearão toda a organização curricular:
Eixo articulador dos diferentes âmbitos de conhecimento profissional.
Eixo articulador da interação da comunicação, bem como do desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional.
Eixo articulador entre disciplinaridade e interdisciplinaridade.
Eixo articulador de formação comum com a formação específica.
Eixo articulador dos conhecimentos a serem ensinados e dos conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a prática educativa.
Eixo articulador das dimensões teóricas e práticas.
O Curso de Letras, licenciatura, habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas deve proporcionar ao futuro docente o domínio da língua materna e da língua inglesa como referencial para uma prática pedagógica comprometida com a construção da cidadania. Assim, nas situações de ensino de língua, a mediação do docente se torna fundamentalmente importante para o desenvolvimento das competências e habilidades exigidas pelo mundo do trabalho. Cabe a ele organizar atividades de modo a tornar possível o estabelecimento das relações entre a linguagem e o mundo social.
A formação do docente em língua portuguesa, inglesa e respectivas literaturas deverá possibilitar, portanto, o atendimento, tanto das demandas requeridas pela moderna sociedade, quanto das necessidades de condição cidadã dos sujeitos que formam essa sociedade. Para isso, o docente deve estar preparado para desenvolver em sala de aula um trabalho que objetiva a sistematização da linguagem interiorizada pelo discente incentivando sua verbalização e o domínio de outras formas de uso da língua utilizadas em outros contextos sociais.
A FAP ao implantar o Curso de Letras, licenciatura, habilitação Português e Inglês e respectivas Literaturas propõe-se a formar profissionais interculturalmente capazes de manusear, de forma crítica, com as linguagens, considerando os seguintes aspectos:
Satisfazer as exigências da sociedade contemporânea no que diz respeito à sua atuação no mundo do trabalho;
Manusear as diferentes linguagens, sobretudo nos contextos oral e escrito, de forma a assimilar dialeticamente os valores culturais;
Considerar a língua como uma pluralidade de variações sociais, regionais, estilísticas, dentre outras, para desenvolverem um trabalho pedagógico pautado nos princípios e valores estéticos, políticos e éticos que um profissional deve possuir;
Saber utilizar estratégias de solução de problemas e as novas tecnologias, no contexto da diversidade/heterogeneidade do conhecimento, com vistas a atender às novas demandas sociais;
Estar apto a promover a articulação intrínseca entre o ensino, a pesquisa e a extensão de modo a compreender sua formação profissional como um processo contínuo, autônomo e permanente.
Portanto, os profissionais devem se fundamentar num referencial teórico-prático de ensino de línguas necessário ao desempenho da prática educativa na educação básica de forma eficiente e eficaz, favorecendo, assim, a prática da reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários à luz de diferentes teorias, e o trabalho deve estar comprometido com a prática investigativa, com a produção e difusão do saber sistematizado e com a formação do cidadão, capacitando-o, dessa forma, a participar conscientemente da evolução do mundo atual.
O curso funciona nos turno diurno e noturno, em regime semestral, com 100 (cem) vagas anual ou 50 (cinquenta) semestral, conforme Portaria Ministerial Nº 916 de 27 de dezembro de 2018, com carga horária total de 3.760 (três mil, setecentos e sessenta) horas, equivalentes a 156 (cento e cinquenta e seis) créditos, distribuídos em campos interligados de formação de acordo com a Resolução CNE/CES nº 18/02 do, que institui as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras. O prazo de integralização curricular corresponde ao tempo mínimo de 4 anos, equivalendo a 8 semestres e de no máximo 6 anos, equivalendo a 12 semestres.
A coordenadora do curso de Letras da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), Prof.ª Ma. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC; onde participa da linha de pesquisa: Linguagem e Experiência Intercultural na Educação. Graduada em Letras – Língua Portuguesa, Inglês e suas respectivas literaturas, pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP (2012 – 2015). Atualmente é professora – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA e na Faculdade do Baixo Parnaíba -FAP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Pós- graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP (2016 – 2018) e graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2017-2020). Graduada em Pedagogia pela Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP (2017 – 2021) e Pós-graduada em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. E-mail:diwlay@mx2.unisc.br