Missão

Conheça a missão da FAP! Estamos comprometidos em formar profissionais capacitados, com foco no desenvolvimento sustentável e na realidade social. Por meio de ensino, pesquisa e extensão, promovemos conhecimento e transformação para o Baixo Parnaíba e Alto Munim.

A FAP tem como Missão Institucional a formação de professores de Educação Básica, Profissionais Bacharéis e Tecnólogos comprometidos com o desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico sustentável, considerando as exigências do mundo contemporâneo, e a necessidade de um trabalho de pesquisa e extensão articulados com a realidade social em que a Instituição de ensino está situada.

Objetiva, ainda, assegurar o permanente exercício da crítica através da problematização e da produção de conhecimentos multidisciplinares historicamente construídos visando proporcionar o domínio de procedimentos didáticos, reflexivos e críticos, através da oferta de programas de graduação e pós-graduação.

A Faculdade está direcionada a ser uma Instituição de Ensino Superior aglutinadora e aberta ao saber e à reflexão crítica, criativa e competente, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável do Baixo Parnaíba Maranhense e Alto Munim. Tem como função precípua, desenvolver o Ensino, Pesquisa e a Extensão, de forma articulada, visando o cumprimento de sua finalidade criadora, social e educadora, com base nas seguintes propostas político-sociais de ensino:

  • Exercício da função crítico-científica, que expresse o compromisso social e político do profissional;

  • Sistematização e divulgação de seu trabalho e produção acadêmico-científica;

  • Formação integral e permanente, qualificando para o mundo do trabalho;

  • Compromisso com a democracia e o desenvolvimento social, cultural, político e educacional, através de ações coletivas em vários níveis;

  • Geração de novos conhecimentos e aperfeiçoamento dos recursos e fortalecimento do ensino;

  • Preservação da cultura e dos valores éticos, estéticos e políticos;

  • Vinculação teoria/prática através da ênfase na pesquisa, como meio de produção de conhecimento e intervenção na prática social;

  • Articulação das Instituições governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento de ações educativas de informação e preservação acerca das matas ciliares e da biodiversidade da Região do Baixo Parnaíba e Alto Munim, como forma de convivência harmônica com o meio ambiente.