Licenciatura em Pedagogia
Sobre o Curso
O Pedagogo é o professor de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Pode atuar na supervisão escolar, na orientação educacional de alunos e famílias e na gestão da escola. Entre as principais características estão a autonomia, a cientificidade, a ética e o compromisso com o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade.
Reconhecimento renovado pela PORTARIA Nº 916, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018
Mensalidades: 👉 R$ 681,08
Saiba mais
Compreende-se, que as atividades práticas nas diferentes áreas permitirão o enriquecimento curricular e vivências nas diversas esferas do campo educacional a partir da definição do projeto político pedagógico que tem como norte as questões “por que, para que e para quem” se trabalha em educação, com o objetivo de proporcionar ao aluno do Curso de Pedagogia o desenvolvimento do senso crítico, o espírito investigativo, a criatividade, a partir do contato com o cotidiano das escolas e com professores experientes e dá oportunidade de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso.
O curso de Pedagogia viabiliza a formação numa dimensão interdisciplinar por meio do trabalho coletivo, solidário e interativo. O processo de formação dá ênfase à investigação contribuindo assim para a geração e construção do conhecimento envolvendo as dimensões da docência, da pesquisa e da extensão.
Tendo como base as áreas de atuação previstas nas Diretrizes Curriculares, o curso de Pedagogia pauta-se nos seguintes princípios:
Articulação entre teoria e prática;
Competência técnica aliada ao compromisso social;
Articulação entre as diferentes esferas da formação e da práxis;
Visão de aluno como sujeito ativo do processo de construção e reconstrução do conhecimento;
Interdisciplinaridade e contextualização e
Flexibilidade.
A FAP ao implantar o Curso de Licenciatura em Pedagogia se propõe a formar um profissional com autonomia intelectual e competência para desenvolver de forma crítica e criativa a ação pedagógica e atuar na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e projetos educacionais, bem como na produção e difusão de conhecimentos nas diversas áreas emergentes do campo educacional.
O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPC) está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) N.º 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura, Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, assim como nas normas regulamentadoras internas da Instituição.
A estrutura curricular encontra-se organizada nos Eixos de Base Comum, de Aprendizagem dos Conteúdos Específicos e de Prática Pedagógica, agrupados de forma integrada e articulada aos componentes curriculares/disciplinas, aos objetivos propostos e às respectivas cargas horárias, parte integrante da matriz curricular do Curso.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), Prof.ª Grazieli Brito da Silva, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos. Mestrado Interinstitucional. Instituição receptora – Faculdade do Baixo Parnaíba – FAP/Chapadinha/Maranhão. Pedagoga pela Faculdade do Baixo Parnaíba e Agrônoma pela Universidade Federal do Maranhão, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais. Trabalhou como Secretária da Direção de Ensino da FAP. Exerceu o cargo de Coordenadora Pedagógica no Colégio Nossa Senhora de Fátima (CONSEF). Possui experiência docente e de gestão na Faculdade do Baixo Parnaíba. Teve experiência na área de Produção sustentável e manejo do solo. Foi bolsista de Iniciação Científica- FAPEMA “Produção sustentável de etanol com preservação da qualidade da água e do ar”, sendo premiada em terceiro lugar na apresentação oral do XXVI Seminário de Científica. Foi bolsista CNPq com a pesquisa “Seleção de genótipos de girassol para produção de óleo no Baixo Parnaíba Maranhense”. E bolsista BATI – FAPEMA com a “Avaliação da perda de nitrogênio de sistemas agrícolas”. Atua como Professora Mestra Nível II, na Faculdade do Baixo Parnaíba. Membro da Comissão Própria de Avaliação e atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia.