Graduação em Engenharia de Produção
Sobre o Curso
O curso de Engenharia de Produção visa formar indivíduos capazes de gerenciar processos produtivos em diversos setores econômicos, buscando otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a eficiência e produtividade das empresas. Ademais, a graduação oferece uma visão ampla do mercado de trabalho, permitindo que os profissionais atuem em áreas diversas, como indústrias automotivas, de alimentos, construção civil, tecnologia, dentre outras.
Reconhecimento pela PORTARIA Nº 242, 30 de março de 2017
Mensalidades: 👉 R$ 921,45
Saiba mais
Atualmente a sociedade se encontra num processo de mudança acelerada, caracterizada pela globalização de informações e conhecimentos. Neste contexto, encontra-se o profissional, como sujeito do seu conhecimento e mediador da realidade social em que está inserido com a função de organizar, propor e coordenar situações, onde a construção de saberes interdisciplinares se efetive, atuando assim, como facilitador do processo de formação integral do indivíduo.
Portanto, formar profissionais competentes, críticos e atuantes, implica em possibilitar a compreensão de uma sociedade em toda a sua dinamicidade. Diante desse dinamismo social, a presente proposta pedagógica aponta perspectivas inovadoras, flexíveis, de modo a permitir aos profissionais engenheiros de produções uma formação que corresponda às demandas do mercado e do mundo de trabalho e aos anseios do desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade.
Assim, o curso de Engenharia de Produção possui uma abordagem diferente, principalmente, à sua área de abrangência e atuação. Apesar de a Engenharia de Produção ser originada da indústria, a FAP oferecerá uma forte ênfase em ferramentas matemáticas e pesquisa operacional que permitirá que nossos futuros Engenheiros de Produção apliquem suas habilidades em um conjunto diversificado de setores como o financeiro, a saúde, indústrias, varejo, logística, aviação, educação entre outros. Consequentemente, estes engenheiros se destacaram pela flexibilidade e capacidade de atuação tanto em organizações industriais quanto em funções administrativas em variadas organizações.
O engenheiro de produção deverá ser formado para possuir conhecimento do funcionamento de uma empresa, para atuar normalmente em atividades gerenciais. Este profissional deve compreender, em bom nível de detalhes, a base técnica dos sistemas produtivos que ele projeta, implementa e gerencia. Do mesmo modo, a elaboração de projetos, seja de produtos, seja de postos de trabalho, com bom desempenho ergonômico requer significativo conhecimento da sua base técnica.
A formação de um Engenheiro de Produção na forma de uma graduação plena, como proposto neste projeto pedagógico, e não mais em habilitação de outras áreas da engenharia, segue uma tendência mundial dos cursos de engenharia visando preparar o egresso com uma formação mais abrangente, menos concentrada em aspectos técnicos inerentes ao seu futuro ramo de atuação.
A Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) ao implantar o Curso de Graduação em Engenharia de Produção se propõe a formar um profissional capaz de atuar nas diferentes áreas da Engenharia de Produção, fazer uso de novas tecnologias e de gerir de forma autônoma e permanente seu processo de formação profissional.
Nesta perspectiva, o perfil do Engenheiro de Produção deve apresentar sólida formação técnico-científica, ser capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias, permitindo sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de áreas urbanas e do campo, na área da agroindústria, da Segurança do Trabalho, Saneamento Básico, da organização, planejamentos dos processos de produtos e serviços, em favor do homem, do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente a partir do conjunto de habilidades e competências necessárias para o exercício profissional, para o enfrentamento dos permanentes desafios decorrentes das mudanças tecnológicas e das relações humanas, incorporando princípios morais e éticos que valorizem a melhoria de sua qualidade de vida e da sociedade.
Portanto, de acordo com o Art. 3º da Resolução nº 11, de 11 de março de 2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia, tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
O Engenheiro de Produção é um profissional de formação generalista, que projeta, implanta, opera, otimiza e mantém sistemas integrados de produção de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, custos e informação, bem como a sua interação com o meio ambiente; analisa a viabilidade econômica, incorporando conceitos e técnicas da qualidade em sistemas produtivos; coordena e/ou integra grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
O curso disponibilizará ao aluno um conjunto de conteúdos dispostos nas várias disciplinas distribuídas gradualmente, com mecanismo vertical de integração, possibilitando a aquisição de conhecimentos progressivos orientados para a atuação profissional com capacidade intelectual de assimilação através de aulas teóricas-práticas, em laboratórios, de campo e de estágio supervisionado. A participação em atividades complementares contribuirá para a formação técnico-científica do aluno através de iniciação científica, cursos, congressos, seminários e encontros.